A educação a distancia deve ser mantida, difundida e valorizada, ela não deve sobressair as outras modalidades mas deve ser valorizada e manter seu espaço. Reconhecemos que a educação a distancia tem aberto portas e tem sido o meio de graduação ou de qualificação de muitas pessoas. A importância da EAD não podem ser deixada no esquecimento e sem seus alunos serem tratados com preconceitos, a formação de um individuo é seu principal mecanismo de sobrevivência.
Conceito 1:
EaD é a sigla para Ensino a Distância, que é uma modalidade que
permite que o aluno não esteja presente nas aulas, e ele aprende as
matérias através de outras ferramentas importantes.
O EaD
possibilita que o aluno crie seu próprio horário para estudar,
geralmente as aulas são vistas pela internet, e o aluno apenas comparece
a instituição de ensino para realizar provas e trabalho. Nessa
modalidade, não existe tanto um relacionamento com os professores, o que
pode ser prejudicial ou não, depende do tipo de aluno. O aluno
acompanha a matéria através de mídias como televisão, vídeo, CD-ROM,
telefone celular, iPod, notebook e etc.
Na educação a distância, o
aluno tem a capacidade de gerenciar seu próprio aprendizado, ele possui
uma grande autonomia para estudar e “assistir” as aulas quando ele
realmente quiser e tiver vontade. Esse tipo de ensino tem se tornado
cada vez mais comum, em especial no ensino superior, onde muitas vezes
possuem o curso inteiro, ou apenas algumas disciplinas a distância.
A
modalidade EaD existe desde o século XIX., e ela surgiu com a
necessidade de muitas pessoas que gostariam de freqüentar ensino médio e
superior, porém não tinham como estar presente nas aulas sempre, pois
possuem diversos compromissos.
Pesquisado no endereço: http://www.significados.com.br/ead/
Boa Vista 21 jun. 2013
Conceito 2:
A Educação à Distância
é uma modalidade de ensino que tem sido utilizada a fim de ampliar as
possibilidades de acesso ao conhecimento. A aplicação da EAD
proporciona, em grande escala, a formação continuada de profissionais
das mais variadas áreas, tendo como uma de suas características a
separação física entre professor e aluno. Nesta modalidade de ensino, a
interação pode ser mediada também através de tecnologias de informação e
comunicação, gerando um cenário de oportunidades e desafios para as
instituições de ensino superior. O uso das tecnologias de informação e
comunicação pode ser visto como uma estratégia de ampliação das
possibilidades de acesso à educação, além de uma alternativa para a
socialização dos conhecimentos a um maior número de pessoas.
A EAD tem sido considerada uma das mais importantes ferramentas de
difusão do conhecimento e de democratização da informação, propiciando
aos alunos uma diversidade de recursos humanos e tecnológicos e podendo
vir a colaborar de maneira bastante eficaz na formação continuada e na
preparação de profissionais para atuar no mercado mundial.A EAD é um recurso de
grande importância como modo apropriado para atender a grandes
contingentes de alunos de forma mais efetiva que outras modalidades e
sem riscos de reduzir a qualidade dos serviços oferecidos em decorrência
da ampliação da clientela atendida.Moran (2002) define a
EAD como um processo de ensino-aprendizagem mediado por tecnologias,
onde professores e alunos estão separados espacial e/ou temporalmente.Porém, Litwin (op.
cit. In [FIUZA e MARTINS, 2002]) destaca que a EAD não mais se
caracteriza pela distância, uma vez que a virtualidade permite encontros
cada vez mais efetivos que possibilitam de fato a educação. Para a
autora, o traço que distingue esta modalidade é a mediatização das
relações entre docentes e alunos.A escolha da
modalidade EAD, como meio de propiciar às instituições educacionais
condições para atender às novas demandas por ensino e treinamento ágil, e
qualitativamente superior, baseiam-se na compreensão de que, a EAD
distingui-se como uma modalidade não convencional de educação, capaz de
atender com grande perspectiva de eficiência, eficácia e qualidade aos
anseios de universalização do ensino e também, como meio apropriado à
permanente atualização dos conhecimentos gerados pela ciência e cultura
humana. O Decreto nº
2.494/1998, que regulamenta o Artigo 80 da Lei de Diretrizes e Bases
(Lei nº 9.394/1996), define EA. Pode-se classificar as
experiências em EAD em três tipos, de acordo com a finalidade de cada
curso: (i) educação formal, (ii) educação não formal e (iii) transmissão
para o desenvolvimento. A educação formal se caracteriza por cursos que
visam a uma graduação oficialmente reconhecida e que enfatizam o
conhecimento profissional e universal ao invés de práticas ocupacionais
ou treinamentos. É realizada de modo sistemático, onde uma etapa de
aprendizagem serve de base para possibilitar a aprendizagem das etapas
seguintes. A educação não formal é
muito mais ampla do que a educação formal. A não formal presta serviços
aos setores da população que necessitam de um determinado aprendizado
para melhorar sua qualidade de vida, sua receita familiar ou o exercício
de sua cidadania. Neste tipo de educação pode-se identificar três
categorias:
- Cursos de educação básica para adultos não pressupondo nenhuma graduação anterior;
- Cursos dirigidos a pessoas que terminaram suas graduações e estão interessadas em complementar, atualizar ou especializar seus conhecimentos;
- A instrução que prepara o estudante para ingressar no sistema educacional formal.
Finalmente, o último
tipo de educação é a transmissão para o desenvolvimento, ou seja, a
instrução é direcionada não somente para o desenvolvimento das
habilidades individuais, mas também para ajudar os indivíduos e grupos,
contribuindo com objetivos sócio-econômicos nacionais, atuando na
melhoria da qualidade de vida das comunidades.
É importante ressaltar
que a EAD é uma estratégia, uma metodologia de ensino a serviço da
Educação. Assim, a estrutura do curso, o currículo e os critérios de
avaliação serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. Serão
diferentes apenas as atribuições do professor, a relação
professor/aluno,os meios usados para veicular a informação e a
organização técnico-administrativa.
Pesquisada em: http://www.baggio.com/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDk
É importante ressaltar
que a EAD é uma estratégia, uma metodologia de ensino a serviço da
Educação. Assim, a estrutura do curso, o currículo e os critérios de
avaliação serão os mesmo aprovados para os cursos convencionais. Serão
diferentes apenas as atribuições do professor, a relação
professor/aluno,os meios usados para veicular a informação e a
organização técnico-administrativa.
Pesquisada em: http://www.baggio.com/conteudo.asp?Fuseaction=Y29udGV1ZG8&S=MA&Ss=NDk
Recebido com atraso.
ResponderExcluirTeresa